terça-feira, 18 de novembro de 2014

Post Mortem, Memento mori.



 Saudades horripilantes, queridos leitores!

Hoje quero dividir com vocês uma arte macabra da era vitoriana.

O Post Mortem ou Memento mori significa “lembre-se que você vai morrer”;. Isso nada mais era do que uma recordações macabras daqueles que partiram para o além, feitas pelos saudosos entes. As fotografias eram uma forma de expressar essa dor e manter viva a lembrança do morto (meio contraditório, não? Como assim manter vivo a lembrança do morto?)   Vai ter um mal gosto assim no inferno! 
Com a invenção das máquinas fotográficas, tornou-se possível registrar momentos da vida (mesmo que esse momento não seja em vida, hahaha). Um luxo para a nobreza da época ostentar! rs
Antes os mortos eram clicados em seus respectivos caixões, mas depois os super criativos fotógrafos passou a tirar fotos dos mesmo em situações cotidianas, mas para isso recorria aos "RTIs" (Recursos Técnicos Improvisados, vulgo gambiarras) usavam madeiras para manter o corpo do morto de pé se preciso.



E tiravam fotos dos mortos ao lado de parentes vivos...



Sim, há alguém morto na foto e não são os velhos sentados...

Olhem que lindo esse reunião familiar. #Snq enquanto isso a criança ao meio repousa eternamente.



O menino de pé está morto. Coitada da criança viva...
Não sei porque, mas me lembrou Anabelle...
Este rostinho "lindjo" paralisado me deu medo.
O blush é para "dar vida", um ar saudável ao morto.


Nessa foto todas estão mortas. Não, não é poque a foto tem mais de 100 anos, mas estavam mortas no momento do click. A moça do meio que está virada estava com o rosto desfigurado. Deu curiosidade pra ver rostinho...













Essas foram para o álbum, porque recordar é viver! Opa....




Mas atirem a primeira pedra aqueles que não comentou ou compartilhou foto de um parente, amigo, conhecido e etc  que se foi, nas redes sociais para homenageá-los. Será que fazemos muito diferente dos nossos tataravôs? Claro que os nossos compartilhamentos eram de momentos alegres com eles, mas naquele tempo tinham acabado de inventar a fotografia e o parente acabou de vir a óbito, então é melhor registrar... tipo um "self", sabe? Pra posteridade!

É isso aí pessoal. Inté mais.





Rederencias: http://www.mundogump.com.br/album-de-fotos-dos-mortos/









Nenhum comentário:

Postar um comentário